Todos queremos acertar, mas de vez enquanto erramos, reconhecer é a questão

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

BOM PROFISIONAL


Umas das questões mais comuns que causam equivocos na área profissional. É é a falta de maturidade emocional,
educação profissional, e falta de percepção.
Também deve ficar claro que eficiência nada tem haver com idade ou experiência no ramo, Mas sim com percepção e inteligência.
Por esses motivos hoje existe no mercado de trabalho profissionais que fazem essa abordagem em empresas, conscientizando os funcionários. Da importância da educação profissional.
Itens importante, que viabilizam uma maior compreensão, e harmonia de grupo, onde todos fazem parte integrante do sucesso e bem estar da empresa e atendimento ao público.
Falta de educação profissional, gera tumultos como:
Um espera que o outro faça, que por sua vez o outro acha que já fez demais, mas tem aquele que acaba
sempre sobrado para ele, que acaba carregando o setor nas costa, por responsabilidade e eficiência, o que também não é justo, pois todos são pagos para trabalhar.

E assim a hora passa, chega a hora de bater o cartão e ir embora, mas o serviço que era para ser realizado
até aquele período, ainda se arrasta, então fazem hora "extra" e estão cansados! Reclamam e se acham vítima.
Sim, vítima de si próprio, de sua falta de educação profissional, de seus equivocos.
É muito comum confundirem eficiência, responsabilidade, determinação, com chatice.
O profissional vale pelo que faz, e como faz. O bom profissional é aquele pau para toda obra, que se concentra no que faz e com satisfação, eficiência, pois é ele que dá o brilho em seu trabalho, não importa se é na faxina, ou na chefia. Um serviço mal feito não trás benefício a ninguém.
Quando um setor esta em desarmonia, intrigas, jogo de empurra, empurra.
A providência é recambiar esse ser, a um outro setor, de preferência onde não tenha que interagir com outros.
Caso persistir a desarmonia, no setor revisar a coordenação.

TUDO É ORIENTAÇÃO, E DIÁLOGO.
EXPRESSAR CLARAMENTE O QUE SE ESPERA DE UM CONTRATADO, E QUAIS SÃO AS SUAS ATRIBUIÇÕES É ASSENCIAL, PARA ISSO TEMOS O COORDENADOR.

A COORDENAÇÃO:
É o auxilio mais próximo da equipe de trabalho, uma coordenação sem preparo para tal cargo gera,
desarmonia, confusão, duvidas, e falta de compreensão verbal ( diz uma coisa e a pessoa entendo outra)
exemplo: Ela quebrou a máquina, dá a impressão que foi proposital.
(COMO ESPECIFICAMENTE ELA QUEBROU A MÁQUINA?)
Outra causa de maior confusão ainda é:
Exemplo: Espera que o funcionário advinha o que tem para fazer e como deve fazer.( Ao invez de ensina-lo)
o coordenador é o professor o exemplo.
O contratado deve ser orientado, caso venha a estar de atestado, para avisar de imediánto o seu coordenador. Caso tenha que faltar por motivos particulares, também deve ser orientado para fazer isso com segurança e conforto, sendo simplesmente verdadeiro. Deve saber que local de trabalho não é um campo de batalha e sim, algo prazeroso.

O COORDENADOR DEVE SABER: Se sua equipe falhou, na verdade ele é quem falhou. (Pois não existe quem não aprenda deste que tenhamos bons mestres.)

O COORDENADOR DEVEM TER MATURIDADE EMOCIONAL:
Primeiro para não confundir o que é pessoal como antipatia, por falta de eficiência. (Pois não podemos prejudicar alguém só porque nosso santo não cruzou com o do próximo)
Assumir os seus erros, diante de seu superior, para que este possa ajuda-lo, pois se assim não for, poderá responsabilizar alguém da sua equipe que nada teve haver com o mal entendido. O que também não faz sentido.

O COORDENADOR DEVEM LEMBRAR SEMPRE:
Que mudança de horários, folgas, e data de férias, devem ser avisado com antecedência.
Assim evita desamônia, pois lembre-se que geralmente a uma programação familiar contando com esses dias. Mudar de repente pode-lhe trazer insatisfação profissional e alguns desencontro particular.

ITENS FUNDAMENTAIS É A COMUNICAÇÃO, TERÁ QUE SER BEM CLARA.
Não deixar vazio na conversa para evitar que seja preenchido com distorções.
as palavras, TALVEZ, MAIS TARDE, TALVEZ SIM , TALVEZ NÃO.
São palavras de dúvidas.
Perguntar não é confrontar:
Talvez,
(Quando?)

Passo lá mais tarde
( A que horas?)

AS OMISSÕES DE LINGUAGEM: A linguagem é omitida antes de tornar-se comunicação verbal ou escrita.
falta a informação. (vazio)
EXEMPLO:

PROBLEMA É UMA QUESTÃO DE OPINIÃO. ( Que problema?)

NOSSOS FUNCIONÁRIOS PRECISAM DE MAIS INFORMAÇÃO.( Que tipo de informação?)

ESSE SETOR NÃO TEM PRODUÇÃO.( Que tipo de produção?)

NOSSA META É A EDUCAÇÃO ( Que tipo de educação?)

ELES ESTÃO QUERENDO ME DERRUBAR.( Quem são eles?)

AS PESSOAS NÃO DEIXAM VOCÊ DECIDIR (Quais pessoas ?)

ELE PERDEU O CONTROLE . ( Como foi que ele perdeu o controle ? perdeu o controle de que?)

ELE QUEBROU A MÁQUINA. ( Como especificamente ele quebrou a máquina?)

MARIA PERDEU O BOM SENSO. (Como especificamente ela perdeu o bom senso ?)

JOÃO É ANTIPÁTICO.( Como especificamente ele é antipático?)

As perguntas devem produzir a informação que falta e sobre a qual se baseia uma melhor compreensão
Peça a informação que falta utilizando os termos: Quem, o que, como especificamente, comparado com quem, etc.

Por: Inaura Martins de Lara

Um comentário:

1404 disse...

muito bom seus comentarios e pensamentos continue sempre assim dando incentivo para as pessoas continuarem sempre em busca de cada vez aprender mais
muito boa sua materia sobre as empresas adorei beijos fica com deus
co ntinue sempre assim